NOTÍCIAS
< Voltar
08/12 - Concursos

Brasileiro vence etapa global do Metro Photo Challenge 2014

Promovido pelo Metro Jornal, o maior concurso de fotografia do mundo teve início no dia 23 de setembro e chegou ao fim na última sexta-feira (5).
Brasileiro vence etapa global do Metro Photo Challenge 2014

Promovido pelo Metro Jornal, o maior concurso de fotografia do mundo teve início no dia 23 de setembro e chegou ao fim na última sexta-feira (5). Com o tema "Vida na Cidade", o Metro Photo Challenge 2014 contou com o apoio global da Organização da Nações Unidas (ONU) e teve três categorias: "Magia da Cidade", "Fuga Urbana" e "Cidade Verde", além da categoria exclusiva para brasileiros "EU SOU Cidadão by Nikon".

Vencedor da etapa brasileira na categoria "Magia da Cidade", com a foto "Rio, Cidade Maravilhosa", o carioca Jankel Grubman, de 36 anos, fez um registro do Cristo Redentor e foi premiado na final do concurso ao lado do belga Bernard Caelen (Cidade Verde) e o sueco Malin Jochumsen (Fuga Urbana). Os vencedores ganharam uma expedição fotográfica por Nova York, EUA.

As fotos tiradas por Grubman em NY serão publicadas no Metro Jornal de todo o mundo. "Acho que dá para fazer algo legal por lá, com aquelas luzes todas", diz ele.

Jankel Grubman não será o único a falar português durante a viagem a Nova York. O registro de uma das mais marcantes manifestações da cultura popular brasileira, o Maracatu Rural de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, garantiu a Vanessa Acioly Lopes de Vasconcelos o primeiro lugar da categoria "EU SOU Cidadão by Nikon". Com isso, a fotógrafa se junta aos vencedores das categorias globais do Metro Photo Challenge e também embarca para os EUA com um equipamento novo: uma câmera digital DSLR D5300 + Lente AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR II.

O júri local e o público elegeram uma foto vencedora por cada uma das categorias.

O Metro Photo Challenge 2014 contou com os seguintes jurados: o fotógrafo e empresário, Fernando Costa Netto; a editora de fotografia, produtora e fotógrafa, Mônica Maia; o fotógrafo profissional e professor de fotografia, William Silveira; e o editor-executivo de arte do Metro Brasil é mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Vitor Iwasso.

Os três premiados pelo júri ganharam uma viagem com um acompanhante para qualquer destino no Brasil, operado pela GOL Linhas Aéreas e uma Câmera Digital Nikon DSLR D3200, e os três escolhidos pelo voto popular também ganharam a Câmera Digital Nikon.

RECORDE BRASILEIRO

Realizado em 18 países onde o Metro Jornal é distribuído, o concurso contou com a participação de 51.192 participantes  e recebeu 184.810 fotos. Mais uma vez o Brasil surpreendeu no concurso internacional: 41% dos inscritos (14.936) foram brasileiros, responsáveis por 44% das 128 mil fotos na disputa.

Em relação ao concurso do ano passado, o Brasil registrou um crescimento de 113% no número de inscritos e de 89% no número de fotos enviadas.

"O Metro Photo Challenge 2014 foi um sucesso ainda maior do que o previsto. Os leitores brasileiros assumiram o concurso como deles e mostraram todo seu talento. Além da qualidade, o Metro Brasil também se destacou na quantidade, com 41% dos fotógrafos participantes e 44% das fotos inscritas pelos 18 países participantes", revela Carlos Eduardo Scappini, Diretor Comercial e Marketing do METRO Brasil.

Fonte: http://goo.gl/TPNJQy